FENATTEL/SINTTEL MT e Claro se reúnem para iniciar as negociações coletivas
Na quinta-feira, 18/09/25, a FENATTEL – Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações da qual o SINTTEL MT também faz parte, se reuniu com a Claro para dar início às negociações do Acordo Coletivo 2025/2027, com revisão das cláusulas econômicas em 2026.
Na primeira parte da reunião, a empresa apresentou um panorama da diversidade no grupo Claro. Na opinião dos sindicatos presentes, a apresentação foi algo importante de conhecer, pois todos os segmentos da sociedade estão representados.
Sobre a proposta para o Acordo Coletivo, a empresa afirmou ainda não ter os números e percentuais definidos e prometeu apresentar uma proposta na próxima reunião.
Em princípio, a próxima reunião está agendada para 01/10/2025.
A Federação e os sindicatos já deixaram “claro” para a empresa que o índice inflacionário do INPC no período foi de 5,05%. Exigimos a sua aplicação integral!
Os trabalhadores e os sindicatos reconhecem que conquistamos alguns avanços nos últimos Acordos Coletivos como Auxílio Creche também para homens, reajustes acima da inflação para o VR/VA gerando ganhos reais, VR/VA nas férias, além de ratificar a igualdade de direitos de casais homoafetivos, entre outros.
Insistimos que os reajustes salariais contemplem o INPC, além de um aumento real. Para conquistarmos mais, precisamos do engajamento dos trabalhadores nesta luta.
PPR 2025
A empresa, além de manter o modelo divisionista, ampliou mais um grupo de negócios, totalizando o quatro. Sem contar a regionalidade, que aumenta ainda mais a divisão. Ao invés da empresa criar uma convergência única em prol do seu crescimento, tal atitude pode acirrar ainda mais essa divisão.
A FENATTEL, o SINTTEL MT e os sindicatos filiados também não concordam com os critérios de elegibilidade, nos quais a empresa não quer pagar o PPR 2025 para quem pedir demissão, bem como só efetuar o pagamento em junho de 2026 para os ativos e para os demitidos em julho de 2026.
A seguir, veja os resultados acumulados até agosto de 2025:
• Claro Brasil: 66,67% - 2,40 salários;
• Unidade Grandes Empresas e Governo: 57,75% - 2,08 salários;
• Unidade de Consumo: 66,24% - 2,38 salários;
• Unidade PME: 59,38% - 2,14 salários;
SINDICALIZE-SE PELO LINK , JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.
